quinta-feira, 22 de abril de 2010

Jumpers

Os jumpers são pequenas peças plásticas (para não apanhar choques eléctricos), internamente metalizadas para permitir a passagem de corrente eléctrica, que são encaixadas em contactos metálicos encontrados na placa mãe ou em vários outros tipos de placas.

Os jumpers permitem a passagem de corrente eléctrica entre dois pinos, funcionando como um interruptor. Alternativas na posição de encaixe dos jumpers, permitem programar vários recursos da placa mãe, como a voltagem, tipo e velocidade do processador e memória usados, além de outros recursos. Ao montarmos um PC, os jumpers da placa mãe devem ser correctamente configurados, caso contrário podemos danificar alguns componentes.
Por exemplo: Atrás do disco rígido há um jumper que serve para definir se aquele disco será um disco primário (master) ou secundário (slave).

Os jumpers são mais um componente em extinção nas placas mãe modernas, pois a maioria das placas actuais são "jumperless", ou seja, não possuem jumper algum, sendo toda a configuração das funções da placa feita através do CMOS Setup. No caso de placas que ainda trazem jumpers, muitas vezes estes são substituídos por dip-switches, que tem a mesma função, mas são um pouco mais práticos.









2 comentários: